Os laboratórios da Panda Security detectaram mais de 5 mil vídeos no YouTube com comentários onde estão links que encaminham o utilizador para páginas maliciosas.
Face ao número de vídeos com este tipo de conteúdo, os especialistas acreditam que foi desenvolvido um mecanismo automático, que introduz os comentários e dessa forma garante uma maior probabilidade de sucesso da sua tentativa de ataque.
A estratégia já tinha sido usada noutros sites, como o Digg ou o Facebook e consiste na publicação de comentários sugestivos que se concretizam no link associado, muito vezes associados à pornografia.
Uma vez na página maliciosa, o utilizador é levado a fazer o download de um suposto programa que lhe permitirá ver os vídeos sugeridos na mensagem que o levou até ali.
Em vez disso, o programa descarregado instala no PC um falso antivírus que irá detectar problemas de segurança no computador e pressionar a empresa a comprar uma versão paga do suposto programa de segurança para se proteger.
Caso aceda à solicitação e aceite comprar online o programa, o utilizador consuma a tentativa de fraude, já que não existe programa nenhum. Trata-se apenas de um esquema para ganhar algum dinheiro, que ao longo dos últimos meses se tem mantido activo, recorrendo a diferentes técnicas e pretextos.
Recorde-se que já no início do ano a empresa tinha detectado uma situação de malware usando o YouTube.
Fonte: TeK