sexta-feira, 12 de junho de 2009

Fórmula 1: todas as equipas inscritas, apesar dos protestos

A FIA anunciou esta sexta-feira a inscrição para a próxima época das 10 equipas que disputam o Mundial de Fórmula 1, apesar do diferendo de várias escuderias com a associação que tutela o desporto automóvel.
Image Hosted by ImageShack.us

Os construtores continuam sem querer aceitar a proposta da FIA que prevê um limite de cerca de 47 milhões de euros como tecto orçamental por equipa. A Fota, que representa as escuderias, está apenas disposta a reduzir custos, mas não concorda com regras diferentes.
Até aqui a Williams tinha sido a única construtora a pedir a inscrição para a época de 2010, quebrando o boicote da Fota e motivando assim um castigo da associação. Ferrari, Toyota, Red Bull, Renault e Toro Rosso foram as equipas mais insurgentes, ameaçando boicotar a F1 e possivelmente criar um campeonato paralelo. A Ferrari chegou mesmo a dizer que já tinha estudado o regulamento da Le Mans Séries para 2010.

A FIA e a Fota já tiveram outro desaguisado esta época, quando o organismo máximo que tutela a F1 propôs mudar as regras que decidem o campeão para o piloto com mais vitórias e não com mais pontos, como acontece hoje em dia. Com o coro de protestos, a FIA voltou atrás na decisão.
As equipas inscritas para a temporada de 2010 são: BMW, Brawn, Ferrari, Force India, McLaren, Red Bull, Renault, Toro Rosso, Toyota e Williams. A FIA permite um máximo de 13 equipas (26 carros) para o campeonato do próximo ano e a Campos GP, Manor e US F1 devem preencher as vagas se apresentarem as garantias financeiras necessárias. Ao todo a FIA recebeu 10 propostas de equipas novas, mas não é provável que haja mais construtores estreantes a menos que alguma das equipas da época 2009 falhe a inscrição para o ano seguinte.

Fonte :Iol