Em Portugal não se fazem previsões. Especialistas internacionais falam em muito calor na Europa.
Este Verão não vai ser muito estável, havendo uma alternância entre dias de intenso calor e outros frios, com vento, mar agitado e trombas de água . Estas são as previsões de meteorologistas italianos, feitas num estudo para a presidência do seu país. Que contrastam com as previsões de um Verão muito quente feitas por outros especialistas europeus e dos EUA.
Previsões que para os especialistas portugueses não "são fiáveis" tais como quaisquer outras que vão além de dez dias, diz o próprio presidente do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica. "Não há a possibilidade de antever com rigor, à distância de dois ou três meses, as previsões do tempo para Portugal. Quando muito temos tendências, que não iremos divulgar porque todas elas se poderão alterar", afirmou ao DN Adérito Serrão.
O mesmo defende o agro-meteorologista João Mello e Abreu. "Qualquer previsão que vá para além de cinco dias pode estar errada", avança. Mas adianta que o tempo dos últimos meses já está a ter efeito na agricultura portuguesa. "As culturas de sequeiro, por exemplo, estão a ser afectadas pela baixa precipitação deste ano", referiu.
Para Adérito Serrão, "no clima de hoje já nada pode ser anormal. Porque alterações climáticas verificadas a nível global têm também influência na Península Ibérica e em particular em Portugal. Por isso, as pessoas têm de se preparar para um agravamento das intensidade dos fenómenos menos normais, como as ondas de calor, ou as altas precipitações, ou vagas de frio".
Quanto ao Verão deste ano, Adérito Serrão não se arrisca sequer a avançar com uma tendência possível.
"O normal nesta época sazonal é que haja dias quentes", adianta o presidente do Instituto. Agora, recorda que durante o mês de Junho já se registaram ondas de calor em várias zonas do País, admitindo que elas podem vir a repetir-se neste Verão ou noutros.
O facto é que nem na Europa há uma posição única sobre quais são as tendências do clima para este Verão.
Fonte : Dn