terça-feira, 23 de junho de 2009

Polícia francesa detém 25 suspeitos do "assalto do século" em Paris

A polícia francesa deteve 25 suspeitos de um dos maiores assaltos de sempre. O roubo a uma joalharia de Paris em Dezembro rendeu cerca de 85 milhões de euros.

O dia 4 de Dezembro de 2008 ficou para a história da criminalidade em França, depois do mega-assalto à famosa joalharia Harry Winston, em Paris.
Em 15 minutos, quatro homens armados, disfarçados de mulher, roubaram quase todas as jóias dos expositores e do cofre, num golpe de mestre, como apelidou a polícia, que rendeu 85 milhões de euros.
Algumas das jóias roubadas à casa de onde já saíram peças para a princesa Diana e as actrizes Elizabeth Taylor e Gwyneth Paltrow foram agora recuperadas pela polícia francesa.
As autoridades desencadearam duas operações na região de Paris e detiveram 25 suspeitos, alguns deles em flagrante delito, com idades entre 22 e 67 anos.
Entre os detidos há membros da alta sociedade francesa e a polícia acredita que eram essas personalidades de elite que forneciam informações sobre as joalharias que serviam de alvo aos assaltantes.
As jóias roubadas seriam depois vendidas a compradores estrangeiros que recolocavam as peças no mercado, fora de França.
A judiciária francesa apreendeu também dinheiro, armas e algumas das jóias roubadas, em duas operações que marcam a queda de uma rede altamente profissional e que fica para a história dos assaltos a joalharias.



Fonte : Sic