quinta-feira, 2 de julho de 2009

Rússia e Estados Unidos com ideias diferentes para travar ciberguerra

Os Estados Unidos e a Rússia vão discutir como combater a ciberguerra. Os dois países têm perspectivas diferentes para se travar os ataques que lançam o caos nos sistemas informáticos e Internet, e que podem representar um novo campo de batalha.

Image Hosted by ImageShack.us


A reunião vai ser na próxima semana quando o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitar Moscovo, e na Assembleia Geral das Nações Unidas prevista para Novembro.
Os dois países têm uma filosofia diferente para enfrentar o problema. A Rússia defende um tratado entre os vários países como se fez com as armas químicas, que por exemplo permita banir nações que introduzam códigos maliciosos activados à distância, em caso de guerra.
Os Estados Unidos estão contra tratados que permitam aos Governos censurar na Internet, argumentando que este tipo de política tem o potencial de dar cobertura a regimes totalitários. Por outro lado, os responsáveis norte-americanos são da opinião que um tratado destes seria ineficaz já que é quase impossível saber se um ataque na Internet é proveniente de um Governo, de um hacker leal ao Governo ou de um terrorista que está a agir independentemente.

Lermais : Público