segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Presidente da Google não acredita em ciberjornais pagos

Numa indirecta ao poderoso grupo News Corp, Eric Schmidt, presidente da Google, disse ontem que não acredita no sucesso de jornais que cobram pelo acesso a conteúdos na Internet.

Image Hosted by ImageShack.us

Eric Schmidt justifica este pessimismo com a oferta existente na Internet. "Por norma, estes modelos de negócio (de cobrança pelos contéudos) não funcionaram junto do público em geral, porque há tantas fontes gratuitas que tornam injustificado o custo marginal a pagar face ao valor proporcionado pela quantidade", explicou o líder da Google, durante uma videoconferência com executivos britânicos, que foi presenciada pela Reuters.

Schmidt está convicto de que apenas os jornais com informação que seja uma mais-valia para certos segmentos serão bem sucedidos na cobrança de conteúdos on-line. Segundo o presidente da Google, o segmento económico perfila-se como um dos mais bem posicionados para vender conteúdos na Web.

A News Corp, que é detida pelo conhecido Rupert Murdoch, acredita que o presidente da Google apenas tem razão em parte. Actualmente, a companhia já cobra pelo acesso ao diário de economia Wall Street Journal. A companhia, que detém o Times, o New York Post e o Sun, entre outros títulos, prevê aplicar estas taxas de acesso a mais periódicos durante 2010.

Fonte : Exameinformatica